quinta-feira, 20 de novembro de 2008


A Salsa


A Salsa é um ritmo que tem suas raízes no chamado Son Cubano, que surgiu no século XIX, no oriente de Cuba. Hoje a Salsa - que nasceu em Cuba por volta dos anos 60 - é uma mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o son montuno, o mambo e a rumba cubanos.

A Salsa recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Atualmente é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos, como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.

Uma curiosidade: Salsa em castelhano significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor".

A foto mostra participantes da competição americana "Dancing with the stars", exibida pela rede de televisão ABC. O programa traz duplas de celebridades e professores de dança de salão. Cabe ao professor ensinar ao seu parceiro um ritmo diferente a cada semana. As duplas apresentam-se ao grupo de jurados e os telespectadores podem conferir passo a passo o progresso dos competidores.

Fontes:
Wikipédia e Brasil Cultura
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: