quinta-feira, 20 de novembro de 2008



A Dança de Salão

O Renascimento cultural dos séculos XV / XVI trouxe diversas mudanças no campo das artes, cultura, política, entre outras. Dentro deste contexto, a dança também sofreu profundas alterações que já vinham ocorrendo através dos anos.

A dança de salão originou-se nos bailes das cortes reais européias, tomando forma na corte do Rei Luiz XIV, na França. A forma de dança em casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, de onde deu origem às muitas variedades a medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, a rumba, etc.

No Brasil, sete ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: Bolero, Soltinho, Samba, Forró, Lambada/Zouk, Salsa e Tango.

Na imagem acima você vê os atores Jennifer Lopez e Richard Gere em cena do filme "Dança comigo?" ("Shall we dance?") - Buena Vista - 2004. Na trama, Richard Gere é um aprendiz de dança de salão e Jennifer Lopez sua professora. O personagem de Richard (John Clark) busca as aulas para resolver problemas de carência familiar.
As aulas exigem de John muita dedicação e força de vontade. Assim ele descobre, a cada novo passo aprendido, um novo sentido para sua vida. Aos poucos, John consegue recuperar sua auto-estima e passa a abrir-se para novas amizades.


Fontes:
Wikipédia e Brasil Cultura
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: